Secretaria Municipal de Agricultura recebe Equipe PHENAGLAD da UFSC de Curitibanos

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, a equipe PhenoGlad da UFSC de Curitibanos, coordenada pela professora Leosane Bosco, juntamente com a professora de Olericultura, Floricultura e Paisagismo da UFSC, Elis Borcioni, estiveram em PAN e foram recepcionadas pelo Prefeito municipal Roberto Molin de Almeida, Vice-Prefeito João Ubirajara da Silva  e a equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. O prefeito destacou a importância de estabelecimento de parceria com a UFSC de modo a proporcionar a população o conhecimento de novas opções de cultivo, como exemplo o gladíolo, para estimular a agricultura familiar. Em contrapartida a UFSC por meio da Equipe PhenoGlad reconhece a importância da parceria com o município de Ponte Alta do Norte, pois esta fortalece as atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro de Ciências Rurais da UFSC Curitibanos, integrando através dessas ações alunos, professores e a comunidade.

As professoras, o extensionista da Epagri e a equipe da Agricultura, prepararam o canteiro e plantaram várias mudas de Gladíolo da cultivar Amsterdam no horto municipal de modo a ser utilizado para fins demonstrativos aos interessados da agricultura familiar bem como demais interessados da comunidade e também afim de pesquisa pela UFSC de Curitibanos.

A previsão para floração do Gladíolo de coloração Branca em PAN, de modo a proporcionar à comunidade a beleza das flores, será no período de Natal e Ano Novo, período considerado importante pico de comercialização de flores no mercado brasileiro. Os dados experimentais coletados em PAN na primavera de 2017 serão utilizados no trabalho de mestrado do PPGEAN da estudante Melina Bonatto, intitulado “Análise de riscos climáticos para o cultivo do gladíolo em Santa Catarina”.

O Prefeito Municipal Roberto Molin agradece a parceria com a USFC e a disponibilidade das professoras estarem vindo no município implantando esse canteiro experimental, e também a equipe da Secretaria da Agricultura  e ao Extensionista da Epagri Anderson Rocha que muito contribuiu para que a parceria acontecesse, e convida aos agricultores e interessados em conhecer cultivo de Glandíolo, venham até o departamento de agricultura.