Direto da horta para a merenda escolar.
Antes do período de recesso escolar, os alunos do Pré-Escolar 2 do CEI Tia Rose, de Ponte Alta do Norte, realizaram uma atividade diferenciada, fora da escola. Em visita à propriedade dos produtores rurais Pedro José Olívio e Herta Olívio, as crianças, acompanhadas da nutricionista do município Joelma Pasqualli e da professora da turma Angelita Mussanik de Lima Lisboa, tiveram a oportunidade de realizar o plantio, reconhecimento e colheita de produtos da Agricultura Familiar, que enriquecem à merenda escolar do município.
Ao retornar à escola, a turma participou de uma oficina de culinária, com o objetivo de fazer o preparo e degustação dos produtos colhidos na horta como alface, cenoura, beterraba, feijão de vagem, repolho e tomate. “Todos experimentaram as receitas e até mesmo aqueles que diziam não gostar, aceitaram. Após a degustação, cada criança preparou seu sanduíche, tendo como base, o pão fornecido pela agricultura familiar. No lanche, eles colocavam apenas o que queriam, e o resultado foi maravilhoso”, contou a nutricionista, responsável por ministrar a oficina.
Conforme a professora da turma, diante do estudo do meio no sítio dos agricultores, os alunos relataram que adoraram poder plantar, enfatizando a explicação dada de que após plantar é preciso regar para que a planta possa crescer. “As crianças adoraram poder degustar na horta a cenoura e, principalmente, a couve. Todos gostaram de ter realizado uma atividade diferenciada fora da escola, e como a atividade foi no sítio chamou muito a atenção dos alunos a presença dos animais como ovelhas, porcos, galinhas, cavalo, boi e vaca.
Já na oficina de culinária, algumas crianças não conheciam todos os alimentos que provaram, mas gostaram da experiência, apesar de não terem gostado de tudo o que degustaram. Todos querem repetir a atividade”, concluiu Angelita.
Fonte: Jornal Asemana