Melhorias no acolhimento aos usuários do SUS em PAN
Capacitação busca melhorias no acolhimento dos norte-pontealtenses.
Seguindo o que determina a Política de Atenção Básica do Ministério da Saúde, através do Programa de Melhoria e Acesso da Qualidade – PMAQ, a equipe da Secretaria de Saúde e o Serviço Social de Ponte Alta do Norte estão recebendo capacitação para a promoção de melhorias no acolhimento aos usuários dos serviços de saúde e serviços sociais do município.
À frente do treinamento está a enfermeira e professora Patrícia de Faria, com mais de 25 anos de experiência e que representa a Vital Treinamentos, que atende mais de 50 municípios no Sul do Brasil, contando com mais de 10 mil profissionais treinados.
De acordo com a secretária de Saúde Franciele Karine Scariot, o objetivo da capacitação é oferecer ferramentas e técnicas para os profissionais acolherem melhor os usuários quando precisarem utilizar os serviços do município, além de estimular as equipes para que discutam e definam o modo como os diferentes profissionais participarão do acolhimento. O curso pretende definir ações como quem vai receber o usuário que chega; como avaliar o risco e a vulnerabilidade desse usuário; o que fazer de imediato; quando encaminhar/agendar uma consulta médica; como organizar a agenda dos profissionais; e que outras ofertas de cuidado podem ser necessárias. “É sempre fundamental ampliar a capacidade clínica da equipe de saúde, para reconhecer riscos e vulnerabilidades e realizar ou acionar as intervenções para resolutividade dos problemas dos usuários”, concluiu a secretária.
Fonte: Jornal Asemana