Klabin promove 9ª edição do Programa Caiubi de Educação Ambiental em Ponte Alta do Norte

Em parceria com Secretaria de Educação, programa capacitou mais de 50 professores da rede pública

Nos dias 15 e 16 de setembro foi realizado a 9ª edição do Programa Caiubi de Educação Ambiental da Klabin no município de Ponte Alta do Norte, em Santa Catarina. O curso de capacitação, que envolve etapas práticas e teóricas, promoveu a conscientização dos professores sobre a importância da preservação do meio ambiente. O objetivo é que estes professores multipliquem os conceitos ecológicos na sala de aula entre estudantes, contribuindo assim na formação de jovens cidadãos críticos e conscientes de seu papel na comunidade.

No primeiro dia de evento, 50 professores da rede municipal e estadual foram treinados e tiveram a oportunidade de conhecer assuntos relacionados às áreas florestais e industriais da Klabin incluindo a visita na área fabril de Otacílio Costa. Os professores receberam informações sobre a fauna silvestre da região por meio da contribuição do Professor Dr. em Zoologia Pedro Volkmer da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Mas as atividades não pararam por aí, os participantes também tiveram um curso sobre a flora regional, com palestra e atividades lúdicas ministradas pela Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida).  Segundo Cláudia Catarina Lima, secretária de Educação do município, "o evento foi de suma importância, pela oportunidade de discutir a educação ambiental e conhecer o trabalho da empresa Klabin, que possui fazendas no município de Ponte Alta do Norte, demonstrando a preocupação da mesma em preservar o meio ambiente em que encontram-se inseridos e também sensibilizar a população através da educação escolar para promover o desenvolvimento sustentável…..".

No dia 16/09, as atividades foram voltadas para a sensibilização dos professores, iniciando com a palestra sobre atividades lúdicas de Educação Ambiental orientada pela Polícia Ambiental de Lages. Depois, os participantes assistiram a palestra sobre Pedagogia Waldorf ministrada pela professora Vera Márcia da Unipaz (Universidade Internacional da Paz) com demonstrações práticas de sensibilização como a dança circular indígena. O evento foi finalizado com a visita monitorada na Trilha Araucária em Correia Pinto. "Esta é atividade prática muito importante dentro do Programa Caiubi, onde os professores podem visualizar na prática a teoria trabalhada no curso sobre fauna e flora da região", complementa Mireli Pitz, bióloga da Klabin.

Sobre a Klabin

A Klabin, que completou recentemente 110 anos, é a maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil. É líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras. Possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. É pioneira no setor de papel e celulose no Brasil a ter suas florestas e seus processos produtivos certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council), confirmando que a empresa desenvolve suas atividades dentro dos mais elevados padrões socioambientais.