Prefeitura municipal de Ponte Alta do Norte tem que devolver ao Fundo Nacional de Assistência Social R$ 132. 222, 59.

No dia 30/07/009, a Secretaria de Saúde e Assistência Social recebeu a visita dos técnicos da Gerencia de Proteção Especial do Estado de Santa Catarina, através da Assistência Social coordenadora do programa de Enfrentamento a violência e exploração sexual infanto-juvenil Srª. Maria da Gloria Jakes Borba e da Srª. Ana que vieram investigar o porque do município não desenvolver os programas PETI e Sentinela, já que o repasse da verba do Governo Federal esta acontecendo desde 2005. Segundo os técnicos da prefeitura explicaram que por decisão do prefeito da época que achou inviável e um gasto a mais para o município. Por não ter executado os programas, o município segundo os técnicos da Gerencia de Proteção Especial do Estado terá que devolver o montante de R$ 132. 222, 59. Foi explanado que a atual administração estará reiniciando os programas PETI Jornada, PETI Bolsa e FMASBPETI com suas atividades esse ano, esses programas estão inseridos dentro do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) que o município implantara até 2010. O Secretário de Administração e Finanças lamenta que numa época de crise e queda de recadação e escassos recursos, ainda terá que devolver dinheiro dos cofres públicos por uma decisão errônea da administração anterior.