Atividades do dia D – Novembro Azul reuniu aproximadamente 400 homens

A Assistência à saúde dos homens vem apresentando avanços no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele).

Em Valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de câmceres. Homens jovens com altos níveis de colesterol apresentam um maior risco de problemas cardíacos à medida que envelhecem e uma expectativa menor de vida do que aqueles com niveis normais de colesterol, através do exame de creatinina e glicemia é detectado precocemente a insuficiência  renal e a Diabetes, ambas doenças silenciosas comuns nos homens.

Visando estas patologias a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, através da Prefeitura Municipal, em parceria com a 11° Secretaria Regional de Estado, com o apoio do Sicoob, promoveram no dia 22 de novembro de 2014, o Dia D – NOVEMBRO AZUl, visando a promoção e detecção precoce destas doenças, bem como a orientação e prevenção das mesmas, com foco no incentivo de atividades físicas e hábitos saudáveis.

Foram realizadas coletas de exame laboratóriais e Avaliação do IMC (Índice de Massa Corpórea), após a coleta de sangue foi oferecido um café colonial e distribuição de brindes para os participantes, o evento foi um sucesso, foram atendido aproximadamente 400 homens.

Após o evento o pessoal da Secretaria de Saúde fazem a triagem dos exames, e os exames alterados seram ecaminhados para tratamento, tendo um acompanhamento da Saúde até a conclusão do tratamento.

Segundo a Secretária de de Saúde e Assistência Social Maria Salete Lourenço, no ano passado foram encontrados 30 homens com o PSA alterado, que passaram pelo atendimento do médico e encaminhados para a Biopsia, onde os mesmos continuam em tratamento e acompanhamento da Secretaria de Saúde.

Jaison Lopes