Unidade Móvel OdontoSesc em PAN

Uma estrutura da Unidade Móvel do Sesc está montada em Ponte Alta do Norte, ao lado da Unidade de Saúde. A estrutura é parte do programa OdontoSesc e iniciará as atividades nesta terça-feira (30), permanecendo no município até 12 de dezembro.

De acordo com a coordenadora Roseana Sacou Machado, serão quatro dentistas, sendo três contratados pela Prefeitura e um profissional do Sesc, que atenderão todos os dias, das 8 as 17 horas, na unidade. “Nosso objetivo é desenvolver ações de saúde integradas, combater e prevenir doenças da boca e estender o atendimento à população de baixa renda e sem acesso às clínicas odontológicas fixas”, explicou.
   Além disso, serão desenvolvidos programas educacionais nas escolas, com crianças, jovens, adultos e idosos, para estimular a prática da escovação e higienização da boca. Na unidade, serão realizados tratamentos de cárie, extração, restauração, limpeza, aplicação de flúor e demais atendimentos da clínica geral.
   A Unidade Móvel tem 14 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 4,5 metros de altura, com quatro equipamentos odontológicos com cadeira, unidade auxiliar com broca, seringas de ar e de água, cuspideira, instrumental de exame clínico, como pinça, sonda, espelho, sugadores e Raio-X. A estrutura conta, também, com sala de esterilização e sala de espera com uma tenda montada fora da carreta. Os pacientes, além de aguardar o atendimento, podem participar de oficinas educativas, assistir a vídeos e aprender maneiras efetivas de prevenir doenças. A carreta conta, ainda, com escovódromo, local onde, depois de fazer um cadastro na clínica móvel, os pacientes escovam os dentes e aprendem a fazer a limpeza correta da boca e usar o fio dental.   Todo o atendimento será gratuito.

Fonte: Jornal Asemana Ed. 1609