Situação de Emergência em Ponte Alta do Norte – SC
Conforme relato da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) no dia 28 (sexta-feira), ocorreram precipitações hídricas acima da media para o período, a escala do pluviômetro chegou a 135 mm por volta das 02 horas e quinze minutos, fato nunca registrado historicamente. Com a força brutal da chuva o nível do córrego subiu rapidamente afetando os bairros Centro, São Sebastião e Rondinha (Rua Joaquim Francisco de Lima, Fioravante Souza Cruz, Nadir Granemann Calomeno, Helio Anjos Hortiz, Santa Catarina) na zona urbana. Também ouve pequenos desmoronamentos e quedas de muros por todos os bairros do município, com a forca da água muitas residências foram invadidas. Fato que se repetiu no dia 30 (domingo) com a mesma intensidade.
A quantidade de atingidos por alagamento chegou a 121 pessoas desalojadas e 03 famílias desabrigadas.
O Coordenador da COMDEC já providenciou a comunicação aos órgãos do SINDEC a ocorrência de situação anormal e o Prefeito declarou a Situação de Emergência a CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – SC)
De acordo com o relatório preliminar enviado a COMDEC pela Secretaria de Saúde foram atendidas 09 pessoas com ferimentos leves e 01 com ferimentos graves.
A secretaria de infra-estrutura estimou que 27 casas foram danificadas e 01 destruída.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foi criada pela lei n° 859/2010, e seus membros nomeados pelo decreto n° 1019/2009, e esta sendo coordenad pelo Secretario de Administração e Finanças Adenilson Lechineski.
Segundo Relato do Secretario e Coordenador da Defesa Civil Municipal, a Administração Municipal com a ajuda da Policia Militar e da populaçao vem tomando as providencias cabíveis , entre elas já foram providenciados Cestas Básicas, Colchões e local para os desabrigados bem como a e limpeza e desobstrução do córrego que corta o Município que devido as enxurradas teve o seu leito assoreado agravando a situação, A Administração Municipal, juntamente com o COMDEC, agradece a todos que de uma forma ou de outra ajudaram a socorrer e ajudaram as pessoas em decorrências das fortes chuvas em especial a Policia Militar que rapidamente agiu para que pessoas fossem retiradas dos locais atingidos.